Que é a Verdade?


“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
- Jesus., Jo., 8:32.)


Jesus permaneceu em silêncio quando Pilatos Lhe perguntou: (Jo., 18:38.)

“Que é a verdade?”

Confrontavam-se ali a verdade autêntica, transcendental, eterna e incorruptível que Jesus veio trazer e a falsidade, os ouropéis mesquinhos, transitórios, rasteiros, ligados ao chão da Terra, nos quais se comprazia Pilatos.

Que poderia Jesus responder? Pilatos não O entenderia absolutamente!...

Diz Agar:

A Ilusão do mundo e a renúncia incompleta não nos deixam descobrir as Verdades Divinas, enquanto permanecermos exclusivamente nos círculos acanhados.

É preciso o concurso do tempo, a fim de alcançarmos o sabor positivo da iluminação espiritual.”

Segundo o ínclito Mestre Lionês ,

“(...) nenhuma seita existe que não pretenda ter o privilégio da verdade.

Que homem se pode vangloriar de a possuir integral, quando o âmbito dos conhecimentos incessantemente se alarga e todos os dias se retificam as idéias? A verdade absoluta é patrimônio unicamente de Espíritos da categoria mais elevada e a Humanidade terrena não poderia pretender possuí-la, porque não lhe é dado saber tudo. Ela somente pode aspirar a uma verdade relativa e proporcionada ao seu adiantamento. Se Deus houvera feito da posse da verdade absoluta condição expressa da felicidade futura, teria proferido uma sentença de proscrição geral, ao passo que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, podem todos praticá-la.

O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.”


Diz Marcelo Ribeiro :

“(...) Aqueles que possuímos uma mensagem de renovação e esperança para dar, devemos, melhor do que os outros, compreender que o nosso labor se baseia no perfeito equilíbrio em prol da divulgação lavrada na simpatia e na gentileza.

Não nos propomos combater as demais pessoas, ou suas idéias, ou sua forma de ser. Antes nos candidatamos a expor os nossos temas, aqueles que nos felicitam, interessando aos que nos ouvem e vêem a examinar as nossas informações, optando pelo que lhes pareça melhor.

Pugnadores da verdade, sabemos que ela não se contém, total, no nosso enfoque de como considerar a Vida, reconhecendo que, talvez, a nossa, seja uma visão melhor e mais clara, de modo a resolver inúmeros problemas que aturdem a Humanidade.

Exercitando-a, ampliamos a capacidade de entendê-la, facultando-lhe o crescimento em nós e crescendo com ela.

Assim considerando, recordemos que numa discussão sempre se podem encontrar três colocações da Verdade:

1 – a de um litigante,
2 – a do seu adversário e,
3 – aquela que paira acima dos indivíduos.

Esta última colocação é a legítima e transcendental, que examina fatores ignorados, causas desconhecidas motivadoras da ocorrência em pauta...

É urgente que estejamos conscientes da obra a realizar primeiro em nós mesmos, como combate intransferível e imediato, a fim de irmos adiante.

O próprio Jesus, que conhece a Verdade, jamais a impôs e nunca entrou em lutas verbalistas injustificáveis, tampouco Se deteve a combater contra...

O Seu, foi o combate a favor do bem, pelo bem de todos, com amor, sem despotismo, nem intolerância ou exigência, ensinando o amor e incondicionalmente amando com esperança no êxito final.”

Rogério Coelho

Leave a Reply