Exu pisa no toco de um galho só!


Boa tarde criança!
Dá licença esse escora dar um recado usando para começo esse refrão: “Exu pisa no toco de um galho só!”
Tudo no universo tem seu aspecto dual. O que está abaixo não prescinde do que está acima para poder chegar a linha divisória que demarca essas duas dimensões e de cátedra posso dizer que a caminhada é longa, não havendo razão para desperdício de tempo. É nesse ponto vibracional, entre outros, que nós exus de umbanda trabalhamos refreando as investidas das trevas para a manutenção da luz.
Aos que fazem por merecer, abrimos passagem e convidamos ao trabalho, aos que devem executamos a lei. Falta de caridade? Não! Bom senso! Pois para o delinqüente há o reajuste da Lei.
O reino das sombras é uma verdade irrefutável! e nas minhas andanças tenho analisado que o que mais incomoda a alguns de vocês não é o conhecimento dessa verdade. O que mais vos incomoda é saber que muitas vezes são vocês mesmos que alimentam esse reino com vossos desejos espúrios quando deixam vir à tona a ânsia pelo poder, pelo enaltecimento e pela conquista das felicidades que os evidenciem. Quanta ilusão!

Pois é! O reino das sombras começa num lugar bem perto e acessível no qual vocês nunca colocam tramela – a mente de cada um – e nessa viagem, a estação terminal chama-se trevas!

Quantos ditos chefes de terreiro ou denominações que equivalham não caem nessa armadilha? Achando que servem a luz, cada vez mais aprimoram a forma de oferendar a Exu num gasto exorbitante de iguarias que visam única e exclusivamente satisfazer egos que sempre estão inflados com respostas prontas para dar veracidade, seriedade, credibilidade e respaldo para esse tipo de manuseio.

Há os que ainda tem a petulância de referirem nestes termos: “fazemos isso para Exu porque eles só gostam de coisas boas e de muita fartura, além de ser uma paga por toda segurança e proteção que dão ao nosso terreiro e aos nossos trabalhos.”

Quanta inverdade! Quanta mistificação! Por que?

Em primeiro lugar quem está na carne são vocês e não nós! Portanto, não precisamos dessas ditas “coisas boas” que vocês justificam. Esse conceito de bom de vocês deixa muito a desejar.

Em segundo lugar quem gosta de paga é quiumba e não exu de lei!

Estejam alertas crianças!

Há muito lobo tresmalhado em pele de cordeiro e não é só no astral não!

Escutem aqui uma coisa! Exu não se vende, não manda sujar encruzilhada, não se troca, não se ilude e nem ilude, não engana e nem é enganado.

Exu é exu! E nunca será um fantoche na mão de quem quer que seja. Exu tem trabalho a cumprir e assim o faz com ordem, disciplina e outorga.

Tenho ouvido muita explicação estapafúrdia sobre o trabalho dos exus! Nós sabemos muito bem a diferença entre qualidade e quantidade e preferimos sempre a primeira.

Exu manipula elemento ao contrário de viver do elemento ou em função dele, até porque existem gases no astral que vocês neste mundo físico nem tomaram ainda conhecimento!

Ou pensam que as descobertas das partículas sub-atômicas são o ponto final de tudo?

Querem realmente agradar a exu? Mas agradar mesmo? Desamolem vossas línguas ferinas, imolem vosso orgulho e vaidade e entendam de uma vez por todas que nós – os exus de umbanda – somos servidores dos Orixás a serviço dos Caboclos e Pretos Velhos e não bobos da corte que faz graça para quem rir melhor ou para quem pagar mais.

Exu pisa no toco

Exu pisa no galho

O galho se quebra

Exu não cai ô ganga

Ê exu olha pisa

No toco de um galho só!

Para quem entende de curimba e de exu eu já dei o meu recado!

Eh, eh, eh...
Marabô da Encruzilhada, um toquinho no Astral


Médium Mãe Luzia Nascimento

Leave a Reply