Plano Mental


Quanto ao plano mental, há também nele duas grandes regiões. A primeira integrada pelos quatro primeiros subplanos, mais densos, é chamada de nível concreto, e é com essa substância que se constitui o corpo mental inferior. A segunda região é composta pela substância dos três primeiros subplanos superiores. É com essa substância que se constrói o corpo mental superior.

CORPO MENTAL INFERIOR.

O corpo mental inferior é formado pela: Mente Instintiva também conhecida por Instinto, Mente Subjetiva, Sub-Consciente ou Inconsciente.

É a sede onde na intimidade do homem, permanecem em estado latente as paixões, emoções, sensações, os apetites, instintos, sentimentos, impulsos e desejos da natureza grosseira e violenta, porque são provindos da época de sua formação animal. Cabe ao homem disciplinar e dominar essas forças vivas que herdou da “fase animal” e lhe fazem pressão interior. Deve examinar-lhes as ações intempestivas, os impulsos sub-reptícios e submetê-los ao raciocínio superior.

É certo que a fome, a sede ou o desejo sexual animal são anseios justos e imprescindíveis, que a Mente Instintiva transmite ao homem para prosseguir ativos no plano físico. No entanto, apesar dessa justificativa, o homem se evangeliza mais cedo, quando se torna frugal, abstêmio e de continência sexual, porque tais práticas, além do limite fixado pelas necessidades humanas, terminam por escravizar o homem aos grilhões da vida inferior animal.

A brutalidade, malícia, a violência, a desforra, a astúcia ou a voracidade, embora sejam qualidades louváveis e necessárias á sobrevivência, do animal sob a direção da Mente Instintiva, hão de ser um grande mal, quando a serviço do homem, que já possui o discernimento superior do raciocínio.

Isto é um bem necessário e justificável praticado entre os animais; mas, é um mal, quando usado pelo homem. Daí, a curiosa identificação de alguns pecados com certos tipos de animais, como: a traição é instinto do tigre; a perfídia é da cobra; o orgulho é do pavão; a glutonice é do porco; a crueldade é da hiena, o egoísmo é do chacal; a libidinosidade do macaco; a fúria é do touro; a brutalidade é do elefante e a astúcia é da raposa.

A Mente Instintiva é a manifestação Cósmica mais elementar, operando nos mundos planetários, pois a sua primeira atuação é no reino mineral, onde dá forma aos cristais. Do reino mineral, a sua atividade se amplia para o reino vegetal, motivo porque as plantas já demonstram uma instintiva inteligência, como no fenômeno do tropismo, no processo de fecundação, germinação, crescimento e no processo de ciladas mortais usadas pelas espécies carnívoras para devorar os insetos. Depois em sentido cada vez mais ascendente, ela elabora e coordena o reino animal, onde sua interferência valiosa prepara os rudimentos do equipo carnal para servir ao homem futuro.

No homem, ela em sua sabedoria instintiva, orienta e controla todos os atos humanos, que podem ser executados sem a atenção do consciente, pois toda experiência ou conhecimento acumulado é o resultado do desenvolvimento desde o reino mineral, vegetal e animal, transformando-se no alicerce para o homem firmar-se na conquista dos planos superiores.

É graças a ação da Mente Instintiva, que ensinou as espécies animais a fazerem as coisas necessárias para a sua sobrevivência e progresso, a transformação dessas experiências vividas em ações autômatas, e as arquiva, como “tarefas-modelos” para, mais tarde, servirem ao homem sem necessidade de consultar o intelecto ou gastar as energias do raciocínio. Por isso o homem não precisa pensar para andar, respirar, digerir ou crescer, nem para outras múltiplas atividades do organismo, como produção e separação de células, de lesões orgânicas, defesas contra vírus, obliteração de vasos sanguíneos ou formação de cicatrizes protetoras.

A Mente Instintiva é o arquivo dos aprendizados por toda a vida, para serem consultados no momento necessário e utilizados, sem precisar consultar o intelecto mediante a necessidade de realizar uma operação já aprendida, como na execução de uma música, no ato de dirigir um veículo, de escrever. A Mente Instintiva se encarrega de recordar ao homem seu aprendizado anterior.

Inconsciente é o nome que damos á porção de nossa memória multimilenar que guarda os registros do passado, desta e de outras vidas. Fica bloqueada temporariamente, em sua maioria, para que possamos suportar as vivências do hoje, sem nos desequilibrar com a carga de lembranças. A evolução vai dilatando a consciência e permitindo-lhe ter acesso cada vez maior a esse território interior, até o momento em que o presente e o passado se emendam, e o espírito então é senhor de todo o seu mundo interno: tudo passa a ser consciente, na claridade de sua memória sideral completa.

CORPO MENTAL SUPERIOR.

O Corpo Mental Superior ou Causal é formado pela Mente Intelectiva também conhecida por Intelecto, Consciente ou Mente Objetiva, e pela Mente Espiritual, também conhecida por Super-Consciente.

A Mente Intelectiva é responsável pelo raciocínio. É princípio mental que distingue o homem do bruto; o seu aparecimento marca um grande avanço na senda da realização do espírito lançado na matéria. É raciocínio frio. Funciona entre a Mente Instintiva, que tenta atrair o ser para o nível inferior dos brutos, e a Mente Espiritual, que prodigaliza as noções sublimes da vida superior dos espíritos puros.

A Mente Espiritual é responsável, pelos mais sublimes desejos e pensamentos nobres, que atualmente se manifesta em pequeno número de criaturas. É senda para a Intuição Pura. As aspirações e as meditações puras e sublimes proporcionam ao homem, a posse cada vez mais ampla e permanente, do conteúdo angélico da Mente Espiritual; e o ego humano capta, no seu mundo assombroso, os conhecimentos mais incomuns, através da intuição pura.

A Mente Espiritual, cuja ação se exerce através do chacra Coronário, ainda é patrimônio de poucos homens, os quais se sentem impelidos por desejos, aspirações e sonhos cada vez mais elevados, crescendo, sob tal influência sublime, para maior intimidade e amor com o plano Divino. Ela nutre a confiança nos motivos elevados da existência e alimenta a Fé inabalável no âmago de ser, enfraquecendo as forças atrativas do domínio animal e acelerando as forças íntimas do espírito imortal.

A Mente Instintiva é o passado, a Mente Intelectiva é o que deve ser processado no presente e a Mente Espiritual é o porvir.”

No curso da evolução nos mundos inferiores, o espírito introduz em seus veículos qualidades que são indesejáveis para seu progresso, como a irritabilidade, o orgulho e sensualidade. Estas se mostram como vibrações nos vários corpos, uma vez que são vibrações inferiores dos campos vibracionais do astral, do etérico e do físico, não podendo afetar o Corpo Mental Superior que é formado exclusivamente da matéria superior dos mundos mentais.

O Corpo Mental Superior, somente pode sofre influências das vibrações dos Corpos Astral e Mental Inferior, através de vibrações que representam boas qualidades. O espírito somente poderá registrar no Corpo Mental Superior, altas vibrações, próprias dos bons pensamente e ações enobrecedoras. Vibrações baixas, próprias das ações que empobrece o espírito, não se fixam no Corpo Mental Superior, devido este não possuir matéria similar na qual possam ser registradas ações de baixa freqüência. As vibrações baixas são armazenadas no Corpo Mental Inferior, refletindo nos Corpos Etérico e Físico.

Somente o complexo etérico, astral e mental inferior, pode ser desdobrado, por meio da técnica apométrica. As energias do espírito imortal no nível vibratório, do corpo mental superior, não está dividido em níveis nem sub-níveis, pois são únicas, e nesse plano mental abstrato, não há traumas ressonantes de vidas passadas. Há sim uma irradiação perene do Eu Superior, que impulsiona a centelha espiritual aos planos búdico e átmico, para que fatalmente o espírito um dia possa entrar nas paragens angélicas.

Obras Consultadas:

O Evangelho á Luz do Cosmo – Ramatís – Médium Ercílio Maes – Cap. A Túnica Nupcial – Pág. 245 a 278.

Sob a Luz do Espiritismo – Ramatís – Médium Ercílio Maes – Cap. 1 – A Mente – Pág. 147 á 161.

Chama Crística – Ramatís – Médium Norberto Peixoto – Cap. Divina Chama da Verdade – Pág. 60 a 64.

Vozes de Aruanda – Ramatís – Médium Norberto Peixoto – Cap. Percepções supraconscientes Pág. 172 á 193.

Jardim dos Orixás – Ramatís – Médium Norberto Peixoto – Cap. Desdobramentos Grupais na Apometria – Pág. 173 e 174.

GRUPO RAMATÍS – GRAE-C.A.

Leave a Reply