Quantica

É sabido que a palavra em moda nos dias atuais é “Quântica”. Também é inegável sua aproximação com determinados fatos que permeiam o meio espiritualista mas é igualmente inegável que qualquer ciência também faz parte do universo espiritualista e é exatamente isto que não podemos esquecer.Sem todas as ciências o querer buscar explicações e aplicações dos ditos “fenômenos” espiritualistas é inviável .

Tempos atrás surgia um estudo e pesquisas que tinha o intuito de se transformar em ciência que viria a explicar os “fenômenos” espiritualistas: A parapsicologia.
Devido ao mau uso por parte de céticos que a usavam para provar o materialismo e de religiosos como arma para combater outras religiões (Vide Pe. Quevedo) perdeu seu sentido e hoje está relegada ao plano das pseudo ciências com toda a energia inicial de pesquisas praticamente esgotada.

A Quântica ,diferentemente da parapsicologia, já nasceu como ciência apoiada nas já tradicionais ciências existentes preenchendo lacunas destas e abrindo espaço para novas teorias pois com ela surgiram mais perguntas. Assim é o caminho que trilham os cientistas, onde através do tempo um lança uma nova visão baseada em visões anteriores e logo em seguida surgem outros cientistas que ajustam a nova visão e logo lançam outra mais inovadora e completa que as anteriores porém sem nunca afastar das bases.
Para ter uma noção superficial da Quântica é indispensável alguns conhecimentos necessários como:

1) A teoria da relatividade para poder associar com a mecânica quântica e entender a teoria quântica dos campos que explica a estrutura teórica aplicada na fisica da materia condensada e na fisica de particulas.
2) Eletromagnetismo para poder entender como se desenvolve a eletrodinamica quântica que explica os fenômenos que envolvem partículas eletricamente carregadas e sua interação com força eletromagnética
3) Termodinâmica para entender onde esta em conjunto com o eletromagnetismo.Juntos foram incapazes em prever a relação distribuição - energia – freqüência e onde a teoria quantica dos campos supre esta falha.
4) Mecânica clássica para entender onde se encaixa a nova mecânica e as diferenças conceituais entre as duas.
5) Eletrodinâmica para entender sobre radiação eletromagnética e assim entender a associação campo elétrico + campo magnético que no espaço transportam energia para se chegar no efeito fotoelétrico e ,no final, para chegar nos pacotes de energia definida = quanta
6) Principio da incerteza de Heisenberg , raio de Bohr , espaço de Hilbert , efeito compton , ondulatória , teoria das supercordas , mecanismo de Higgs, interação forte , e mais de uma centena de teorias.

Nós, leigos em física avançada ,temos de ter o cuidado de não querer interpretar a Quântica baseando-nos em alguns poucos conceitos que nos é acessível e querer usa-los para explicar os “fenômenos” espirituais. Seria como que sabendo unicamente sobre parafusos e que carros possuem parafusos e desconhecendo o restante dos materiais usado em sua construção,passarmos a querer resumir carros em parafusos.Numa simples pergunta de uma pessoa melhor preparada que nós, acêrca de uma porca,nos veríamos em situação constrangedora por desconhecer a existência e a utilidade de uma porca; E tenderia a piorar quando esta pessoa nos comprovasse a existência de parafusos em outras coisas além do carro.


Isto já acontece quando se usa o termo energia .Em um exemplo entre centenas que poderia citar não faz muito tempo que tentaram-me justificar que “superfícies porosas concentravam mais energia e por elas circulava e seria atraída com extrema facilidade”.Qualquer estudante mediano sabe que acumuladores, cabos elétricos e para raios jamais foram feitos de cortiça ,esponjas ou tecido

Acredito firmemente que a Quântica explica e comprova os fatos da espiritualidade como também que o caminho tanto de cientistas e espiritualistas seria o estudo profundo das duas matérias em questão; Porém ,nós espiritualistas, devemos ter o cuidado e o bom senso de não sair criando teorias próprias baseadas no que pouco conhecemos( espiritualidade) com o que praticamente nada conhecemos (Quântica).

Como diz um ditado antigo: “Devagar com o andor que o santo é de barro”.

Anjo Ariano

Leave a Reply