Eurípedes Barsanulfo, o apóstolo da caridade


Vida e atos de um apóstolo





Há homens que vivem muito e fazem pouco. Há outros que exemplificam desde a tenra idade. Eurípedes Barsanulfo partiu jovem para o Plano espiritual, porém deixou rastros de uma obra imensa, e Jorge Rizzini os seguiu. O que o médium e biógrafo encontrou faz parte do livro Eurípedes Barsanulfo, o apóstolo da caridade (Correio Fraterno).

Nasceu em Sacramento, Minas Gerais, no ano de 1880, teve infância difícil e adolescência luminosa. Cedo, entendeu ao que veio: trazer luz a esse país. Como um sol, irradiou-se pelo Brasil Central socorrendo, lecionando e pregando; primeiro o catolicismo, depois o espiritismo. Quanto mais Eurípedes atuava, mais se desenvolviam seus dons mediúnicos. Tornaram-se esses espetaculares. Porém, uma bênção não precisa vir necessariamente sozinha. E ele veio acompanhado de São Vicente de Paulo e de Bezerra de Menezes; espíritos que lhe assistiam. Assim, ele curou até o incurável.

E aqui está um dos grandes méritos deste livro: além de proporcionar ampla visão da vida do médium de Sacramento, conta-nos "causos". São 35 casos mediúnicos autênticos, advindos de 24 entrevistados, sendo que 22 conheceram-no de perto. É interessante o cuidado do autor, no início da obra, em nos mostrar o rigor com que empreendeu seu trabalho de pesquisa, tendo a felicidade de ter o conteúdo aprovado por um dos irmãos carnais do apóstolo.

E o que este aprovou? Que nos fosse contado dentre outros atos, que Eurípedes Barsanulfo fundou o Colégio Espírita Allan Kardec, onde lecionou; instalou uma farmácia homeopática a serviço dos pobres, fundou jornal, foi vereador e vítima de um processo criminal.


Outros nomes familiares também nos chamam a atenção no livro: Maria Modesto Cravo, Odilon Ferreira e Doutor Inácio Ferreira. Esses conheceram Eurípedes Barsanulfo quando encarnado. Hoje trabalham no hospital Esperança, criado por ele na Espiritualidade, justamente para atender aos seguidores do Cristo. A fim de erguer essa obra, o apóstolo da caridade foi convocado diretamente por Jesus, na pessoa de Maria de Nazaré. Desencarnou aos 38 anos. Mas não nos esquece. Tem nos enviado mensagens de amor e correção de rotas. Quer nos poupar sofrimentos. É o que nos conta os livros do espírito Ermance Dufaux: Lírios de esperança, Laços de afetos etc. (Inede). Neles vemos a continuação do trabalho de Eurípedes e seus seguidores. É como se a biografia feita por Jorge Rizzini tivesse tido o objetivo de preparar o terreno para outras revelações sobre o biografado. Agora podemos ter dele uma ampla visão. Basta emendar um livro no outro e lê-los todos com gratidão.



Maria Menner

http://correiofraterno.com.br/livro/edicoes/euripedes/

Leave a Reply